terça-feira, 29 de novembro de 2011

FR. RONALDO ZWINKELS VISITA MUCURI E É HOMENAGEADO











Na década de 90, um sacerdote católico cruzou com a vida de milhares de mucurienses, tornando-se um personagem ilustre na história do município. Personagem que agora vira livro. Fr. Ronaldo Zwinkels, que foi pároco de Itabatã entre 1990 e 1998, esteve em Mucuri para o lançamento do livro “Minha Escola tem História”.

O livro é uma iniciativa da Escola Municipal de 1º e 2º Grau de Itabatã, que conta a história do distrito de Itabatã e da própria Escola, que é mais conhecida como “Colégio Frei Ronaldo”. O Frade polonês asilado no Brasil foi responsável pela construção do colégio, concluída em 1993. A construção só foi possível graças uma herança que o sacerdote doou.

Frei Ronaldo não vive na Diocese desde 1998. No domingo e segunda, 27 e 28 de novembro, visitou Itabatã especialmente para o lançamento do Livro. Celebrou missa na Igreja Matriz São José Operário e na primeira igreja do distrito, São Miguel Arcanjo. Conheceu funcionários do Colégio que ele fundou e foi recepcionado como estrela pelos alunos. 

Na segunda a noite, participou de evento no salão paroquial para o lançamento do livro que conta parte de sua história. Foi recepcionado pelo Prefeito Paulinho de Tixa, foi mais uma vez homenageado e ainda concedeu autógrafos aos primeiros exemplares vendidos.

O Livro “Minha Escola Tem História” conta a história do Distrito de Itabatã e do Colégio, e surgiu como trabalho de estudantes da 8ª série. O livro, concebido com o apoio da Prefeitura de Mucuri, está sendo vendido a dez reais na diretoria do Colégio.

VEJA NOVAS IMAGENS DO LANÇAMENTO DO LIVRO "MINHA ESCOLA TEM HISTÓRIA"




















ESCOLA MUNICIPAL LANÇA LIVRO COM HISTÓRIA DE ITABATÃ







Começou como um trabalho escolar de alunos da 8ª série e terminou como um importante registro da história de Itabatã. Essa é resumidamente a trajetória do livro “Minha Escola tem História”, que conta em 86 páginas o caminho percorrido por Fr. Ronaldo Zwikels na construção da Escola Municipal de 1º e 2º Graus de Itabatã, popularmente conhecido como “Colégio Frei Ronaldo”.

A ideia partiu dos professores Adão Cezar Coelho e Cecília Mourão Carvalho. Através de entrevistas com os moradores mais antigos do município de Mucuri, e utilizando de escritos do próprio Fr. Ronaldo, a história do distrito de Itabatã é contada com ricos detalhes, até chegar a fundação daquela que seria a maior escola pública do município – o Colégio Fr. Ronaldo atende hoje 1.400 estudantes.

O próprio Fr. Ronaldo, que foi pároco do distrito entre 1990 e 1998, esteve presente no evento de lançamento, na segunda, 28 de novembro. O Sacerdote foi homenageado por toda a comunidade durante os dois dias em que esteve visitando o município.

Durante a solenidade, a Escola homenageou ainda a funcionária mais antiga do Colégio, Antônia Soares; um dos mais antigos moradores do município, Firmino Griffo Ribeiro, o seu Tixa; e o Secretário Municipal de Educação, Egmar Pepe.

O livro “Minha Escola Tem História” é uma parceria com a Prefeitura de Mucuri. O evento de lançamento contou com a presença do Prefeito Paulinho de Tixa e outras autoridades. O livro está sendo vendido a dez reais, e pode ser encontrada na diretoria da escola.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DA CAIXA VISITA MUCURI A FIM DE IMPLANTAR UNIDADES HABITACIONAIS DO PROGRAMA “MINHA CASA, MINHA VIDA”




O desenvolvimento é cada vez mais presente em Mucuri. No dia 24 de novembro, o Gerente Regional de Governo, Euclides Antônio Barbosa Monteiro e a Técnica Social, Natália Sagae, da Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal, visitaram o município a fim de selecionar áreas para implantação do Programa “Minha Casa, Minha Vida”. 

A Caixa estuda construir unidades habitacionais na sede do município, beneficiando cidadãos que necessitam de auxílio para aquisição da casa própria tão sonhada. Os requisitos para as famílias serem contempladas serão os exigidos pelo Programa “Minha Casa, Minha Vida”, que será realizado em parceria com a Prefeitura de Mucuri.

O Gerente Regional Euclides Antônio afirma ser um grande empreendimento que beneficiará a toda população, demonstrando que “a satisfação de um órgão público como a Caixa não é o lucro financeiro, mas o social”. A Secretária de Ação Social, Isabela Xavier, considera que “a implantação do ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Mucuri facilitará o trabalho da secretaria, pois é realidade no município vários núcleos familiares no mesmo endereço, o que impede a inscrição destes no Programa Municipal ‘Família Cidadã’, que auxilia a população mais carente a manter as condições dignas de sobrevivência”.

Participaram da visita o Secretário de Obras Benício Aureliano Firmo; a Engenheira Civil Larissa Azevedo da Silva; a Secretária de Ação Social Isabela Xavier; e o Gerente da Caixa Econômica de Itabatã, José Rodinei Afonso Moreira.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

MORADORES DE SÃO JORGE GANHAM EMPREGO COM A PAVIMENTAÇÃO DO POVOADO






Tem merecido destaque nas conversas informais dos moradores de Mucuri, seja nos povoados ou distritos, o programa de pavimentação que ocorre em todo o município. Intitulado “Minha Rua de Cara Nova”, o programa da Prefeitura de Mucuri vem garantindo que ruas que se encontravam em estado de descaso sejam pavimentadas. 

É o que está acontecendo no povoado São Jorge. Duas ruas paralelas ao campo de futebol estão sendo cobertas com bloquetes de concreto. Após concluída essa etapa, serão construídas calçadas nas mesmas ruas. 

É interessante que o programa tem gerado empregos temporários nas regiões onde ocorrem. Em são Jorge, por exemplo, moradores do próprio povoado foram contratados pela empresa licitante para auxiliarem na obra.

Trinta anos morando em São Jorge, João Barbosa Nascimento, que não é funcionário da Prefeitura, ganhou o cargo de encarregado de obra. “Além de ter minha rua calçada, estou contribuindo com meu trabalho para melhorar nossa comunidade”, relata, orgulhoso.

O programa “Minha Rua de Cara Nova” já chegou também em 31 de Março, Belo Cruzeiro, Taquarinha, Itabatã e na sede de Mucuri. Ruas de Cruzelândia e Nova Brasília também serão pavimentadas pelo programa. O início das obras está previsto para o próximo mês.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PREFEITURA DE MUCURI CONSTROI CALÇADAS NO DISTRITO DE TAQUARINHA








A pavimentação no distrito de Taquarinha, realizada pela Prefeitura de Mucuri, chega a sua segunda fase. As ruas que ganharam pavimento estão agora recebendo calçadas. 

Em junho deste ano, iniciaram as obras de pavimentação das ruas Santa Clara, São Luís e Minas Gerais no distrito, somando cerca de 3.865 m² de pavimento, e 1.546 m de meio fio. Esta etapa está praticamente finalizada. Desde a semana passada iniciou-se a construção de calçadas nas mesmas ruas. Serão, ao todo, 2.629 m² de área de passeio (calçadas).

Uma das moradoras beneficiadas com a obra, a dona de casa Elisa Santos Rocha, diz que sua residência está mais valorizada. “Não esperava que viesse essa benção para nós. É um trabalho de muita qualidade”, destacou.

A pavimentação em Taquarinha faz parte do Programa “Minha Rua de Cara Nova”, da Prefeitura de Mucuri, que também realiza a mesma obra em ruas de Itabatã, 31 de Março, Belo Cruzeiro, São Jorge e na Sede de Mucuri.