quarta-feira, 19 de outubro de 2011

MORADOR DE ITABATÃ DEVOLVE AVES SILVESTRES À PREFEITURA DE MUCURI

A bióloga Ivanete Luís de Assis junto às aves devolvidas


Exemplo de conscientização. Na manhã desta terça-feira, 19 de outubro, o morador do bairro Gazzinellândia, no distrito de Itabatã, em Mucuri, Celso Ferreira de Souza, fez a devolução de seis aves silvestres à Coordenadoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Mucuri.

Celso decidiu devolver as aves após ler uma reportagem, que relatava a apreensão de 27 aves silvestres pela Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente há cerca de um mês. A reportagem foi produzida pela assessoria de comunicação da Prefeitura, e veiculada em diversos veículos de comunicação do estado.
O morador de Itabatã possuía em sua residência 2 canários, 2 coleirinhas, 1 papagaio e 1 periquito. Os animais serão encaminhados a sede do Ibama, em Teixeira de Freitas, e em seguida para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Porto Seguro. A bióloga da Prefeitura de Mucuri, Ivanete Luís de Assis (foto) explica que as aves passarão por um tempo de readaptação até serem soltas ao seu habitat natural.
Por ter procurado a Prefeitura por livre e espontânea vontade, Celso não responderá por nenhuma infração. Quem mantém animais silvestres em cativeiro podem ser autuados pela Lei nº 9.605/98, que corresponde a crimes contra a fauna e a flora. 
A operação de apreensão de animais silvestres no município continua. O Coordenador de Meio Ambiente, Leilio Maximon, lembra quem possui animal silvestre em cativeiro e deseja devolvê-lo deve entrar em contato com a Coordenadoria de Meio Ambiente, podendo ficar isento das multas e penalidades que a lei prevê. Denúncias anônimas podem ser feitas pelos telefones 73-3206-1444 (Mucuri-Sede) ou 73-3605-2339 (Itabatã).

2 comentários:

  1. agora que elas não sabem mais voar?
    rsrsrsrsr e viver soltas...

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,anonimo, respondendo a sua pergunta, conforme a matéria já diz as aves passarão por um tempo de readaptação até serem soltas ao seu habitat natural. Quanto as suas dúvidas pendentes procure a Secretaria de Meio Ambiente, onde estaremos a sua inteira disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessário, também consta na matéria números de telefone a sua disposição.
    Ivanete

    ResponderExcluir