Durante toda a semana (entre 22 a 28 de agosto), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Itabatã promove a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Com o tema “a pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença, tenha coragem de ser diferente”, a APAE espera levar à sociedade a importância da discussão da indiferença Social.
A APAE é uma instituição que conta com apoio da Prefeitura de Mucuri, através de convênio permanente com a Secretaria de Ação Social. Dona Maria Nilva, além de mãe da pequena Jéssica Oliveira da Silva, que estuda na APAE, é uma voluntária antiga da instituição. Para ela, o apoio da Prefeitura transformou a Associação. “Sou voluntária há seis anos, e peguei épocas em que a Prefeitura não contava com nenhuma ajuda do poder público. Não tínhamos faxineira, faltava combustível para fazer o transporte das crianças, faltavam funcionários, professores, e nós tínhamos que fazer todo esse serviço. Pela primeira vez a APAE está sendo reconhecida. A Prefeitura arca com os custos de quase tudo, e hoje nós temos transporte, funcionários, o espaço, e tudo pago pela Prefeitura”, afirma.
Na quinta-feira (25/08) haverá às 19h, na sede da instituição, palestras com a fisioterapeuta Marcele e o Farmacêutico Fernando Jardim. Na sexta (26/08) acontece uma passeata pelas ruas do Centro de Itabatã, a partir das oito da manhã. A Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla encerra no domingo (28/08) com uma missa na igreja São José Operário, às 19 horas.
A APAE de Itabatã fica na Rua Itapebi, 104, no bairro Gazzinellândia, e está aberto para visitas de voluntários e da comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário